23.5 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Trump vai se encontrar com líder opositora de Maduro nos EUA na próxima quinta

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
21.1 °
66 %
2.1kmh
75 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
21 °

Em Brasília

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e María Corina Machado, principal líder da oposição contra Nicolás Maduro, terão um encontro na quinta-feira, dia 15 de janeiro, na Casa Branca, nos EUA.

Recentemente, Trump demonstrou entusiasmo para a reunião com Machado, que saiu da Venezuela em circunstâncias secretas em dezembro de 2025. Com apoio dos EUA, ela viajou para Oslo, Noruega, para receber o prêmio Nobel da Paz de 2025, porém não chegou a tempo para a cerimônia.

Embora Trump apoie Machado e o candidato opositor Edmundo González nas eleições de 2024, ele expressou dúvidas sobre a capacidade da líder opositora de unificar o país após a captura de Maduro.

Para o presidente norte-americano, Machado não possui amplo apoio nacional para liderar a Venezuela.

Esse encontro ocorre em meio a um cenário incerto para a Venezuela. Após a queda do regime chavista, Trump declarou que os EUA possivelmente tomarão controle do país durante um processo de transição política.

No entanto, Washington ainda não detalhou como esse governo temporário seria estruturado.

Autoridades do atual governo chavista manifestaram oposição às intenções americanas. Como resposta, a vice-presidenta de Maduro, Delcy Rodríguez, foi nomeada presidente interina da Venezuela.

Veja Também