13.5 C
Brasília
domingo, 07/09/2025

Trump vai mudar nome do Pentágono para Departamento de Guerra

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
67 %
2.1kmh
0 %
dom
28 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
34 °
qui
32 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que na sexta-feira (5/9) deve assinar uma ordem executiva para alterar o nome do Departamento de Defesa, que passará a se chamar oficialmente Departamento de Guerra. A informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à CNN Internacional nesta quinta-feira (4/9).

Essa iniciativa já vinha sendo antecipada nos últimos dias pelo republicano. Na semana anterior, durante uma conversa com jornalistas no Salão Oval, Trump havia mencionado a possível mudança.

“Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome”, afirmou o presidente.

Segundo Trump, a nova designação resgatará uma tradição histórica. “Vencemos a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial — era chamado de Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas acredito que vamos mudar”, acrescentou.

O departamento foi criado em 1947, durante o governo de Harry Truman, em substituição ao antigo Departamento de Guerra. Desde então, o órgão congrega as Forças Armadas dos Estados Unidos, com sede no Pentágono.

O Pentágono já foi nomeado Departamento de Guerra na época de criação, ainda sob o governo de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, responsável pela criação do Exército norte-americano. No entanto, essa denominação foi abandonada em 1949 após uma reorganização das Forças Armadas promovida pelo presidente Harry Truman.

Em 1947, a Lei de Segurança Nacional foi sancionada por Truman, que unificou o Departamento da Marinha, o recém-criado Departamento da Força Aérea e o Departamento do Exército — antes chamado de Departamento de Guerra — em uma entidade única denominada Estabelecimento Militar Nacional, sob liderança de um secretário civil de Defesa.

Em agosto de 1949, o nome mudou oficialmente para Departamento de Defesa, título que permanece até os dias atuais.

Recentemente, medidas similares foram adotadas pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, que revogou mudanças feitas pela administração Biden, restaurando o nome original de bases militares relacionadas ao período confederado, além de renomear navios e instalações militares.

Veja Também