24.5 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

Trump vai conversar com empresas de petróleo sobre o futuro da Venezuela

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
25.9 °
24.5 °
66 %
4.1kmh
75 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

O presidente Donald Trump está programado para se reunir com representantes de algumas das maiores companhias petrolíferas dos Estados Unidos, incluindo Chevron, ConocoPhillips e Exxon, na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026. A pauta principal da reunião será discutir investimentos no setor petrolífero da Venezuela.

De acordo com informações do Wall Street Journal, Trump mencionou, no dia 3 de janeiro, coincidentemente no mesmo dia da captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que as empresas petrolíferas dos EUA planejam investir bilhões de dólares na Venezuela. Ele também informou que o governo interino venezuelano concordou em fornecer entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade para os Estados Unidos, que serão vendidos a preço de mercado.

Na última terça-feira, 14 de junho, Trump revelou que o secretário de Energia, Chris Wright, recebeu ordens para executar imediatamente este plano. O petróleo será transportado por navios-tanque diretamente para portos dos Estados Unidos, facilitando a importação do recurso.

A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo conhecidas no mundo, especialmente na região da Faixa do Orinoco, que possui ao menos 235 bilhões de barris. Desde 2007, quando o então presidente venezuelano Hugo Chávez declarou a nacionalização da região, as tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela aumentaram, uma vez que companhias norte-americanas anteriormente exploravam a área.

Agora, o governo dos EUA sinaliza que as empresas americanas que deixaram o país ou foram expulsas poderão retornar e contribuir para a reconstrução da infraestrutura petrolífera local.

Veja Também