24.5 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

Trump se encontra com empresas de petróleo para tratar do futuro da Venezuela

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
25.9 °
24.5 °
66 %
4.1kmh
75 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

O presidente Donald Trump tem uma reunião agendada com representantes das maiores empresas de petróleo dos Estados Unidos, incluindo Chevron, ConocoPhillips e Exxon, marcada para a próxima sexta-feira (09/01). O encontro tem como objetivo discutir investimentos importantes no setor petrolífero da Venezuela.

Essa reunião ocorre depois que Trump declarou que as empresas americanas investirão bilhões de dólares na Venezuela, país que possui a maior reserva de petróleo do mundo, localizada principalmente na Faixa do Orinoco, no leste venezuelano.

Além disso, o governo dos EUA informou que o país teria acesso a entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade fornecidos pela Venezuela, com venda a preço de mercado. O secretário de Energia, Chris Wright, foi instruído para iniciar a execução imediata desse plano, que envolve o transporte do petróleo diretamente para portos nos Estados Unidos.

Historicamente, a Venezuela nacionalizou sua produção petrolífera em 2007 sob o governo de Hugo Chávez, o que causou conflitos com companhias americanas que atuavam no país. Agora, o governo americano indica que empresas que foram retiradas do país poderão retornar e investir na reconstrução da infraestrutura energética venezuelana.

Veja Também