O governo do presidente Donald Trump anunciou na sexta-feira (26/9) a retirada do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A decisão foi comunicada pela conta oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos no X (antigo Twitter).
“Mais cedo hoje, o presidente colombiano estava em uma rua de Nova York e fez um apelo para que soldados americanos desobedecessem suas ordens e incentivassem a violência. Por conta dessas ações imprudentes e provocativas, revogaremos o visto de Petro”, diz o comunicado.
Esse comunicado também foi divulgado pela embaixada dos EUA em Bogotá.
Na sexta-feira, Petro participou de uma manifestação em apoio à Palestina, onde esteve acompanhado pelo cantor britânico Roger Waters. Durante o ato, o presidente colombiano pediu aos militares que não acatem ordens do presidente americano.
“Peço a todos os soldados do Exército dos Estados Unidos que não apontem suas armas contra a humanidade. Não obedeçam a ordem do Trump. Obedeçam à voz da humanidade.”
O presidente colombiano também anunciou que planeja apresentar uma resolução na ONU que visa a formação de um “Exército para salvar o mundo”.
Petro ainda não comentou sobre a revogação do visto. A medida do governo Trump foi tomada enquanto Petro já estava a caminho de regressar à Colômbia, segundo informações da Caracol Radio.