O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou a primeira fotografia de Nicolás Maduro após sua detenção na Venezuela. A imagem foi publicada neste sábado (3/1) na rede social Truth.
A foto apresenta Maduro algemado, segurando uma garrafa de água. Ele usa fones de ouvido e um tipo de tapa-olho.
Segundo Trump, a foto foi tirada a bordo do USS Iwo Jima, o navio que está levando o ex-presidente venezuelano para os Estados Unidos. Lá, ele será julgado por acusações relacionadas ao tráfico de drogas.
De acordo com a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, Maduro foi formalmente acusado por um tribunal de Nova York por narcoterrorismo, conspiração para o tráfico de cocaína e posse de armamento pesado.
Ainda não há uma data definida para o início do julgamento do ex-líder da Venezuela.
Trump declarou que os Estados Unidos terão um papel significativo no futuro político da Venezuela, inclusive em relação ao petróleo venezuelano.
Desde agosto, o presidente norte-americano iniciou uma mobilização militar na América Latina e no Caribe, visando combater o tráfico de drogas na região.
Em meio a essa tensão, Maduro foi acusado de estar ligado ao comércio ilegal de entorpecentes e de liderar o cartel Los Soles. Essa acusação motivou a operação recente, embora evidências concretas ainda não tenham sido divulgadas.
