O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (9/10) um decreto que oficialmente reinstaura o Dia de Colombo, eliminando a homenagem aos Povos Indígenas que havia sido instituída pelo governo de Joe Biden em 2021.
“Estamos retornando ao Dia de Colombo […] admiramos os italianos”, declarou Trump durante uma reunião de gabinete após a assinatura do documento. “Nossa nação agora reconhecerá uma verdade clara: Cristóvão Colombo foi um verdadeiro herói americano, e cada cidadão é eternamente grato por sua determinação incansável”, acrescentou.
Em 2021, o então presidente Joe Biden instituiu oficialmente uma proclamação federal que reconhecia o Dia dos Povos Indígenas, celebrado na mesma data do Dia de Colombo (12 de outubro), com o objetivo de homenagear os povos nativos dos Estados Unidos e reconhecer os efeitos da colonização.
Com o novo decreto, Trump revoga essa celebração instituída por Biden e reafirma a exclusividade do Dia de Colombo, alinhando-se a uma agenda conservadora que tenta reverter políticas consideradas progressistas do governo anterior.