25.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/09/2025

Trump renomeia Departamento de Defesa para Departamento de Guerra

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
20 °
36 %
3.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
25 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta sexta-feira (5/9) que altera o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra. O evento foi transmitido pelo canal oficial da Casa Branca no YouTube, onde o presidente comentou sobre questões relacionadas à segurança nacional.

A mudança já havia sido divulgada pela imprensa na quinta-feira (4/9) e vinha sendo antecipada pelo republicano nos dias anteriores. “Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas entre nós acredito que mudaremos o nome”, declarou Trump antes da oficialização da mudança.

Ao anunciar a nova denominação, o presidente explicou que essa alteração vinha sendo discutida internamente e ressaltou a operação realizada pelos EUA contra o Irã. No dia 21 de junho, durante um conflito no Oriente Médio entre Irã e Israel, os americanos lançaram um ataque contra três instalações nucleares iranianas.

“Foi uma ofensiva impecável que eliminou qualquer possível capacidade nuclear do Irã, algo que ninguém desejava ver. Nós não toleraríamos isso”, afirmou Trump.

Tradição Histórica

Trump defende que chamar o órgão de Departamento de Guerra resgata uma prática histórica americana, pois esta era a designação durante a Segunda Guerra Mundial.

“Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — o nome do órgão era Departamento de Guerra, e para mim deve continuar assim. A defesa faz parte disso, mas sinto que vamos alterar o nome”, acrescentou.

O Departamento de Defesa foi criado em 1947 durante o governo do presidente Harry Truman, substituindo o antigo Departamento de Guerra. Desde então, esta instituição é responsável pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, com sua principal sede localizada no Pentágono.

Veja Também