24.5 C
Brasília
quinta-feira, 15/01/2026

Trump recebe prêmio Nobel da Paz e líder opositora de Maduro nesta quinta

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
27.3 °
24.5 °
62 %
4.1kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
26 °

Em Brasília

Donald Trump encontra-se com a líder da oposição venezuelana e laureada com o Nobel da Paz, María Corina Machado, na Casa Branca nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, após a captura do presidente Nicolás Maduro pela ação militar dos Estados Unidos.

A reunião ocorre em Washington às 14h30 (horário do Brasil), com a presença da imprensa autorizada pelo governo norte-americano para cobertura do encontro entre as principais lideranças contrárias a Maduro.

María Corina Machado visitará ainda o Capitólio para reunião com senadores dos Estados Unidos. O momento marca incertezas sobre o futuro da Venezuela, especialmente após o posicionamento de Trump que indicou não apoiar a indicação de Corina como presidente venezuelana, alegando falta de apoio popular e respeito nacional suficientes para governar o país.

Contexto da captura de Maduro

  • Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores foram detidos em 3 de janeiro por forças militares americanas e conduzidos a Nova York para responder a processos judiciais.
  • As acusações envolvem narcoterrorismo, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, crimes que podem acarretar penas severas, incluindo prisão perpétua.
  • Trump rejeita as acusações contra Maduro, enquanto o líder chavista mantém sua inocência.

Após essa operação, Donald Trump declarou que os EUA devem governar a Venezuela até que ocorra uma transição pacífica e democrática, posição contestada por autoridades chavistas que instauraram Delcy Rodríguez como presidente interina.

A expectativa do encontro, mesmo em meio a tensões, demonstra o interesse do líder norte-americano em discutir o futuro político da Venezuela com María Corina Machado, que deixou o país de forma clandestina em dezembro de 2025 devido à perseguição do governo venezuelano.

Na reunião na Casa Branca, que será em local privado com imprensa selecionada, ambos os líderes devem abordar questões prioritárias para a oposição venezuelana e a política americana na América Latina.

Sobre o Nobel da Paz

María Corina Machado declarou que poderia ceder seu prêmio Nobel da Paz a Donald Trump como reconhecimento pela captura de Maduro, mas o Instituto Nobel da Noruega esclareceu que a premiação é intransferível e não pode ser revogada ou compartilhada.

Veja Também