O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá encontrar o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta-feira (20/11).
Este será o primeiro encontro entre o republicano e o democrata socialista. De acordo com Trump, a reunião foi marcada a partir de um pedido feito por Mamdani.
“O prefeito comunista da cidade de Nova York, Zohran ‘Kwame’ Mamdani, solicitou uma reunião. Concordamos que o encontro ocorrerá no Salão Oval na sexta-feira, 21 de novembro. Mais informações serão divulgadas em breve”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Contexto Político
No início de novembro, o democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições para prefeito da maior cidade dos Estados Unidos. Ele é o mais jovem a conquistar esse cargo e o primeiro muçulmano a ser eleito para liderar Nova York.
Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, filho de mãe indiana e pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos sete anos. Sua ascensão política aconteceu principalmente durante o governo de Trump, posicionando-se como um opositor ao então presidente e ganhando tanto apoiadores quanto críticos.
Trump tem sido um crítico ferrenho de Mamdani, frequentemente chamando-o de “comunista”. Pouco antes das eleições, o republicano ameaçou cortar verbas federais para Nova York caso o candidato democrata fosse escolhido.
“Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é muito improvável que eu destine recursos federais, além do mínimo necessário, para minha querida cidade natal, pois, como comunista, esta cidade, que já foi grandiosa, não terá chances de prosperar ou mesmo sobreviver”, escreveu o republicano.
