O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi visto nesta segunda-feira (25/8) com a mão direita roxa. Em julho deste ano, ocorreu episódio parecido e a Casa Branca afirmou que se tratava de insuficiência venosa crônica. Agora, a explicação oficial aponta para o excesso de apertos de mão e uma reação biológica ao consumo de aspirina.
Na sexta-feira (22/8), ao contrário desta segunda-feira, o presidente norte-americano apresentava a mão direita maquiada para camuflar a coloração roxa. Também havia uma mancha amarelada na pele de Trump, evidente em fotos. Desta vez, sem maquiagem, o hematoma ficou visível.
Trump foi fotografado nesta segunda com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung. A coloração roxa na mão chamou atenção e foi captada pelas câmeras no Salão Oval da Casa Branca.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, comentou sobre o assunto em julho, dizendo que a coloração se devia a insuficiência venosa crônica, que resultou também em um notável inchaço nas pernas. Na mesma época, o médico da Casa Branca publicou um comunicado explicando a origem do hematoma: conforme ele, o quadro era compatível com uma leve irritação dos tecidos moles provocada pelos frequentes apertos de mão. Ele também ressaltou que Trump utiliza aspirina para prevenir efeitos decorrentes da insuficiência venosa.