19.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Trump ordena bloqueio aéreo e naval na Venezuela até Maduro sair do poder

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
3.1kmh
75 %
qua
27 °
qui
23 °
sex
25 °
sáb
19 °
dom
18 °

Em Brasília

Donald Trump intensificou suas ações contra Nicolás Maduro, decretando um bloqueio aéreo e marítimo sobre a Venezuela. Conforme comunicado divulgado na terça-feira (16/12), todas as embarcações sancionadas pelos Estados Unidos que transportem petróleo entrando ou saindo do território venezuelano estão impedidas de navegar.

Na mensagem publicada na rede social Truth, o líder norte-americano acusou o governo chavista de se apropriar de ativos dos EUA, principalmente petróleo, e utilizá-lo para sustentar a si mesmo, o tráfico de drogas e o tráfico de pessoas. Por isso, Trump declarou que a medida permanecerá vigente até que Maduro deixe o comando do país.

“Os Estados Unidos não permitirão que criminosos, terroristas ou nações hostis roubem, ameaçam ou prejudiquem a nossa nação, nem que um regime adverso tome posse de nosso petróleo, território ou quaisquer outros ativos, que devem ser devolvidos imediatamente”, afirmou Trump, sem apresentar provas sobre as alegações feitas contra a Venezuela.

Essa decisão se soma a um bloqueio anterior, capaz de restringir o acesso aéreo no país liderado por Maduro, anunciado no fim de novembro em meio a tensões militares na América Latina e no Caribe.

Atualmente, os EUA operam a missão denominada Lança do Sul na região, destinada a combater o tráfico de drogas. Cerca de 26 embarcações foram interceptadas no Caribe e no Oceano Pacífico sob suspeita de transportar entorpecentes para solo americano.

Maduro tem sido o foco principal das advertências emanadas de Washington. Internacionalmente contestado, ele é considerado líder do cartel Los Soles, recentemente qualificado como organização terrorista internacional pelos Estados Unidos.

Com a mudança na abordagem para combater o tráfico de drogas, que afetou diversas organizações, a administração Trump abriu caminho para possíveis operações militares em outras nações sob a justificativa de combater o terrorismo.

Recentemente, o presidente republicano indicou que as ações dos EUA podem avançar de operações navais para intervenções terrestres. Trump alertou que qualquer nação que comercialize drogas com os EUA poderá ser alvo de retaliação.

Veja Também