25.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/09/2025

Trump nega querer derrubar governo Maduro na Venezuela

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
20 °
36 %
3.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
25 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não tem planos para destituir o governo de Nicolás Maduro na Venezuela. A declaração foi feita nesta sexta-feira (5/9), durante a assinatura de uma ordem executiva que alterou o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra.

Na Casa Branca, Trump foi questionado sobre a recente ação militar dos EUA no Caribe e se o objetivo seria a mudança de governo na Venezuela. Apesar de classificar a eleição que reelegeu Maduro como bastante duvidosa, o presidente americano negou a intenção de derrubar o herdeiro político de Hugo Chávez.

“Não estamos discutindo isso”, afirmou o presidente. “Posso apenas dizer que bilhões de dólares em drogas estão entrando no nosso país vindos da Venezuela”.

Recentemente, o Pentágono recebeu ordens para agir militarmente na América Latina visando os cartéis ligados ao tráfico internacional. Essa decisão veio após uma mudança na política externa dos EUA.

Atualmente, grupos relacionados ao tráfico de drogas foram classificados como organizações terroristas, o que abriu caminho para operações militares em outros países sob a justificativa de combate ao terrorismo.

Um dos cartéis considerados terroristas pelo governo dos EUA é o Los Soles, da Venezuela, que segundo Washington, é liderado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Frotas de navios de guerra americanos e caças F-35 patrulham as águas do Caribe próximas à Venezuela. No começo da semana, um barco, supostamente venezuelano e transportando drogas, foi destruído pelas forças norte-americanas, resultando na morte de 11 pessoas. Segundo Trump, a embarcação pertencia à facção venezuelana Tren de Aragua.

Apesar da retórica oficial de combate ao tráfico internacional de drogas, a presença militar dos EUA na região tem sido vista por Maduro como uma tentativa de interferência na soberania da Venezuela, com o objetivo de roubar o petróleo do país.

Veja Também