O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou adotar novas medidas comerciais contra a China e indicou que não há necessidade de se reunir com o líder chinês, Xi Jinping. Essa declaração foi feita na sexta-feira (10/10), logo após a China intensificar o controle sobre a exportação de minerais essenciais.
Em uma publicação detalhada na plataforma Truth Social, o presidente americano acusou a China de tentar dominar a comunidade global, visto que aproximadamente 90% dos minerais estratégicos processados mundialmente são produzidos pela China.
“Eu estava programado para encontrar o presidente Xi em duas semanas, na APEC, na Coreia do Sul, porém agora parece que não há razão para esse encontro”, afirmou Trump. “Dependendo do que a China decidir em relação à nova regra restritiva que impuseram, serei obrigado, como líder dos Estados Unidos, a responder com medidas financeiras.”
Segundo Trump, essa resposta pode incluir um “grande aumento” nas tarifas sobre os produtos chineses importados pelos EUA. Atualmente, essas tarifas já estão em torno de 30%.
A promessa de retaliação veio um dia após o governo de Xi Jinping implementar regras mais rigorosas sobre a venda internacional de minerais essenciais, que são fundamentais para setores como o de veículos elétricos e a defesa militar.