O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (18/12) uma ordem executiva que altera a classificação da maconha. Antes considerada uma droga de Classe I, a mesma categoria da heroína, a maconha foi reclassificada para Classe III, categoria que inclui a cetamina. Essa ação tem como objetivo facilitar as pesquisas médicas e criar um programa experimental que possibilite o reembolso de produtos com CBD pelo Medicare, sem legalizar o uso recreativo da substância.
Essa decisão não modifica o status legal do consumo recreativo nem afeta as ações das forças policiais em casos de prisões relacionadas à maconha. A iniciativa reconhece o valor terapêutico da cannabis e seu menor potencial de causar dependência em comparação com outras drogas de Classe I.
Trump ressaltou que essa mudança tornará mais simples a realização de estudos científicos sobre os efeitos e os possíveis benefícios da maconha para tratamentos médicos. “Esta ordem que ajusta a classificação facilitará significativamente a pesquisa médica envolvendo a maconha, permitindo que exploremos seus benefícios, riscos potenciais e novas possibilidades de tratamento”, afirmou o presidente durante pronunciamento no Salão Oval, qualificando a medida como uma atitude sensata.

