Em mais um passo na intensificação da pressão militar no Caribe, Donald Trump anunciou um novo ataque contra uma embarcação próxima à costa da Venezuela. A notícia foi compartilhada pelo presidente dos Estados Unidos nesta sexta-feira (3/10) em sua postagem na rede social Truth.
Segundo Trump, a embarcação transportava “drogas suficientes para acabar com a vida de 25 a 50 mil pessoas”.
“Um barco carregado com drogas suficientes para matar de 25 a 50 mil pessoas foi impedido, na manhã de hoje, na costa da Venezuela, de entrar em território americano”, escreveu Trump.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, confirmou a ação. Em uma mensagem na rede social X, o chefe do Pentágono ressaltou que o barco estava vinculado a organizações consideradas terroristas por Washington.
Essa é pelo menos a quarta operação militar dos Estados Unidos contra embarcações na área do Caribe. Em ações anteriores, Trump informou que pelo menos 14 pessoas perderam a vida. No entanto, o governo dos EUA ainda não apresentou evidências concretas que confirmem a ligação dessas embarcações com o tráfico de entorpecentes.
Essa ofensiva dos EUA ocorre em meio a denúncias contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O líder chavista é acusado por Washington de liderar o cartel venezuelano Los Soles, que recentemente foi designado como organização terrorista pela administração Trump, assim como outros grupos envolvidos no tráfico internacional de drogas.
Com a revisão da política externa em relação ao tráfico de drogas, os Estados Unidos abriram espaços para conduzir operações militares em terras estrangeiras, justificando-as como parte da luta global contra o terrorismo.