O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (15/7) que aplicou uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, que é a maior entre as taxações impostas a 24 países, porque ele tem essa autoridade e deseja aumentar a entrada de recursos financeiros no país.
“Estamos fazendo isso porque eu posso. Ninguém mais conseguiria. Mantemos tarifas porque queremos e queremos o dinheiro entrando nos EUA”, afirmou Trump no gramado da Casa Branca, após ser questionado sobre o motivo da tarifa diferenciada ao Brasil.
Mais cedo, comentando o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump disse que Bolsonaro “não é seu amigo”, mas o conhece e o considera um líder que atuou com determinação em defesa de seu país.
A declaração ocorreu na Casa Branca, após Trump ser informado sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro seja responsabilizado por crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de dissolução violenta do Estado Democrático de Direito, liderança de organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.
O documento de mais de 500 páginas enviado à Corte reforça a denúncia da PGR feita em fevereiro, destacando os principais pontos da acusação.
Segundo o procurador-geral, as provas indicam que o réu Jair Bolsonaro agiu de forma coordenada durante seu mandato e após a derrota eleitoral para incitar a insurreição e abalar o Estado Democrático de Direito.
A PGR também destaca que Bolsonaro foi o principal articulador na disseminação de notícias falsas e ataques às instituições, usando a estrutura do governo para promover a subversão da ordem.
Por isso, pede que Bolsonaro seja responsabilizado pelos crimes apontados.
Trump voltou a chamar o julgamento de “caça às bruxas”, termo usado anteriormente, inclusive em carta enviada ao presidente Lula para justificar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
“Ele não é meu amigo, mas é alguém que conheço. Representa milhões de brasileiros, pessoas incríveis. Ama o Brasil e trabalhou muito por esse povo. Agora querem prendê-lo. Parece uma caça às bruxas, o que acho muito triste”, disse Trump.
Trump destacou que teve contato direto com Bolsonaro durante seu mandato e, mesmo em meio a negociações comerciais difíceis, viu no ex-presidente um líder comprometido com os interesses da sua nação.