22.5 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025

Trump irá perdoar ex-líder de Honduras condenado por tráfico

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
19.8 °
80 %
3.1kmh
40 %
sáb
31 °
dom
32 °
seg
30 °
ter
26 °
qua
20 °

Em Brasília

Donald Trump reafirmou seu apoio ao político Tito Asfura, candidato à presidência de Honduras nas eleições deste ano, prometendo conceder perdão a um ex-presidente hondurenho condenado por tráfico, caso Tito Asfura seja eleito.

Em uma publicação na rede social Truth, na última sexta-feira (28/11), o líder dos Estados Unidos afirmou que o envio de ajuda financeira para Honduras estará condicionado à vitória de Tito Asfura, um candidato de direita.

“Se Tito Asfura vencer as eleições presidenciais em Honduras, os Estados Unidos depositam grande confiança nele, em suas políticas e no que fará pelo povo hondurenho, e o apoiaremos totalmente. Caso contrário, não destinaremos recursos, pois um líder inadequado só traz resultados negativos para qualquer país”, declarou o presidente norte-americano.

Além do apoio financeiro a Honduras, Trump garantiu que perdoará Juan Orlando Hernández, ex-presidente do país, condenado nos Estados Unidos por envolvimento com tráfico de drogas, se Tito Asfura vencer. Hernández, que governou entre 2014 e 2022, foi considerado culpado em três acusações relacionadas ao tráfico de drogas e armas. O Departamento de Justiça dos EUA revelou que durante seu mandato, ele colaborou com cartéis que traficaram mais de 400 toneladas de cocaína para os Estados Unidos.

“Também concederei um perdão completo a Juan Orlando Hernández, que, segundo pessoas respeitadas por mim, foi tratado de forma dura e injusta. Isso precisa acabar, especialmente após a vitória de Tito Asfura, quando Honduras estará em trajetória de progresso político e econômico”, declarou Donald Trump.

Na quinta-feira (27/11), Trump já havia afirmado seu apoio a Tito Asfura nas redes sociais, ressaltando que o candidato é um defensor da democracia e da oposição ao regime de Nicolás Maduro na região.

Os hondurenhos votarão no próximo domingo (30/11) para escolher o presidente que governará o país pelos próximos quatro anos. Tito Asfura, representando o Partido Nacional, está entre os principais concorrentes. As outras candidaturas principais são de Rix Moncada, do Partido Liberdade e Refundação, apoiada pela atual presidente Xiomara Castro, e de Salvador Nasralla, do Partido Liberal.

Veja Também