Nova York – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trocaram um abraço e planejam se encontrar “na próxima semana” para discutir as tarifas impostas ao Brasil.
O encontro aconteceu rapidamente na saída de Lula do plenário. O discurso do líder brasileiro foi marcado por críticas aos “ataques sem precedentes” contra as instituições do país, um dia após o governo de Trump aumentar as sanções contra o Brasil em represália à condenação de Jair Bolsonaro (PL).
Em um gesto amigável e arrancando risos, Trump declarou que aprecia Lula e que prefere fazer negócios com pessoas de quem gosta.
“Eu estava aqui e encontrei o líder brasileiro ao entrar. Falei com ele, nós nos abraçamos, e as pessoas perguntavam: ‘pode acreditar nisso?’. Combinamos de nos reunir na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, foi cerca de 20 segundos, mas falamos”, relatou Trump.
Prosseguindo, Trump comentou: “Ele parece um homem muito simpático, e eu gosto dele. Ele gosta de mim também. Eu gosto de negociar com pessoas que aprecio. Quando não gosto, não gosto. Tivemos esses 30 segundos juntos, foi rápido, mas houve uma excelente química. Isso é um bom sinal”, concluiu o presidente americano, já no encerramento do seu discurso.