19.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Trump homenageia vítimas do 11 de setembro e cita ativista Charlie Kirk

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou homenagem às vítimas do ataque de 11 de Setembro durante evento realizado em Nova York. O líder republicano também mencionou a morte do ativista Charlie Kirk, que foi assassinado em um atentado em Utah.

“Se você atacar os Estados Unidos, nós vamos te encontrar e derrubar”, afirmou Trump. Ele descreveu Kirk como um americano de grande importância, lamentando profundamente sua morte.

Em suas declarações, Trump reforçou a proposta de renomear o Departamento de Defesa para Departamento de Guerra, tema que já havia abordado na semana anterior.

O presidente destacou várias vítimas dos eventos de 11 de Setembro e ressaltou os efeitos persistentes da tragédia na saúde dos cidadãos. “Além das vidas perdidas, milhares desenvolveram câncer e problemas respiratórios causados pela nuvem tóxica que permaneceu por semanas sobre a parte sul da cidade”, disse ele.

O ataque de 11 de setembro de 2001

No dia 11 de Setembro de 2001, aviões colidiram contra as duas torres do World Trade Center, em Nova York. O atentado deixou quase 3 mil mortos e vários feridos, envolvendo civis, autoridades e os próprios terroristas.

O grupo islâmico Al-Qaeda, liderado por Osama bin Laden na época, assumiu a responsabilidade pelo ataque. Além das Torres Gêmeas, o Pentágono, que é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, também foi alvo.

Um quarto avião, com alvo desconhecido, acabou caindo em uma área rural na Pensilvânia.

Veja Também