O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um acordo comercial com a Índia que diminui a tarifa sobre produtos indianos dos EUA de 25% para 18%. O acordo também inclui um compromisso de compras de mais de US$ 500 bilhões em produtos americanos.
Além da redução tarifária nos EUA, a Índia se compromete a eliminar completamente tarifas e barreiras comerciais sobre produtos americanos, facilitando o acesso dos negócios dos EUA ao mercado indiano.
O pacote comercial envolve compras significativas em setores como energia, tecnologia, agricultura e carvão, aumentando a cooperação econômica entre os dois países.
Trump também relacionou o acordo a compromissos estratégicos de energia e política. Segundo ele, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi concordou em parar de comprar petróleo da Rússia e aumentar as compras de energia dos EUA e possivelmente da Venezuela. Essa medida visa reduzir os recursos financeiros da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.
O acordo recente com a Índia vem logo após o país fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia, aumentando o acesso a mercados internacionais e cooperação em áreas importantes.
Estadão Conteúdo
