O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29/9) que vai aplicar uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do território americano. Em maio, o presidente já havia mencionado essa medida, mas não detalhou sua forma de implementação.
Trump argumentou que a indústria cinematográfica norte-americana foi injustamente prejudicada por produções estrangeiras, comparando essa situação a um furto de “doces de criança”. Na rede social Truth Social, ele também criticou o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
“A Califórnia, com seu governador fraco e ineficaz, sofreu fortemente com essa situação. Para solucionar esse problema contínuo, aplicarei uma tarifa de 100% sobre qualquer filme vindo de fora dos Estados Unidos. Agradeço a atenção de todos”, declarou Trump.
Apesar do anúncio contundente, o presidente não forneceu detalhes sobre como essa tarifa será implementada.
Morte rápida da indústria cinematográfica
Em maio, Trump já anunciara uma tarifa de 100% sobre filmes estrangeiros, ressaltando que a indústria cinematográfica americana estava enfrentando um declínio acelerado. Agora, ele reafirma a imposição dessa taxa para todas as produções estrangeiras que ingressarem no mercado dos EUA.
Ele afirmou ter autorizado o Departamento do Comércio a iniciar os procedimentos para aplicar a tarifa, embora os detalhes práticos ainda não tenham sido informados.