O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (28/9) que existe uma possibilidade concreta de progresso significativo no Oriente Médio. A afirmação foi feita em uma publicação no Truth Social, embora não tenha especificado os detalhes do possível desenvolvimento esperado pelo governo americano.
“Temos uma chance real de grandeza no Oriente Médio. Todos estão alinhados para algo especial, pela primeira vez. Nós vamos alcançar”, escreveu o presidente dos EUA.
Essa declaração acontece poucos dias depois de Trump mencionar que estava próximo de firmar um acordo para encerrar o conflito na Faixa de Gaza. De acordo com informações da Casa Branca, Trump terá uma reunião nesta segunda-feira (29/9) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Washington. O objetivo principal é criar uma estrutura que possa servir como base para um entendimento entre os envolvidos na guerra.
No último dia 26, Trump indicou que as negociações com países do Oriente Médio estavam avançadas e que tanto Israel quanto o grupo Hamas estão acompanhando o processo, que deve continuar até ser concluído de forma satisfatória.
O governo dos EUA vê o encontro com Netanyahu como um passo para consolidar discussões iniciais em um modelo de acordo definitivo. Contudo, Trump não detalhou prazos ou ações específicas para o desfecho.
