Após a morte de Alex Pretti, cidadão norte-americano morto a tiros por agentes do Serviço de Imigração dos Estados Unidos (ICE), o presidente Donald Trump anunciou que enviará a Minnesota Tom Homan, comandante do ICE conhecido como o “czar das fronteiras”.
A população de Minnesota tem realizado grandes protestos contra as operações do ICE que já resultaram em duas mortes em 2026.
Segundo Trump, Homan não tem experiência em Minnesota, mas conhece pessoas do estado. O presidente declarou que Homan será seu representante direto na região.
Operações do ICE em Minnesota
-
Minnesota, liderada pelo governador democrata Tim Walz, tem enfrentado tensão desde o início das operações do ICE sob o governo republicano de Trump.
-
Em 7 de janeiro, um agente do ICE matou Renee Good a tiros em Mineápolis, uma das maiores cidades do estado.
-
Após esse episódio, protestos massivos contra as operações do ICE foram realizados pela população local.
-
Trump acusa as autoridades de Minnesota de incitar a revolta contra o ICE, enquanto o governador Walz afirma que o presidente busca um espetáculo midiático.
-
No dia 24 de janeiro, outra operação resultou na morte de Alex Pretti, de 37 anos.
Walz classificou a morte de Pretti como repugnante e assegurou que o estado conduzirá sua própria investigação, demonstrando desconfiança nas investigações federais.
Anteriormente, Minnesota havia iniciado uma investigação sobre a morte de Renee Good, enfrentando dificuldades para colaborar com autoridades federais.
Tom Homan foi nomeado por Trump para liderar a defesa das fronteiras dos Estados Unidos e supervisionar todas as deportações, sendo conhecido por sua postura rigorosa com imigrantes ilegais, alinhada à política do presidente.
