O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou nesta quinta-feira (17/7) em sua rede social Truth Social uma carta direcionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na carta, Trump reafirma que Bolsonaro está sendo vítima de um sistema injusto que se voltou contra ele.
“Prezado Sr. Bolsonaro, vi o tratamento grave que você tem enfrentado por parte de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria ser interrompido imediatamente! Não me surpreende que você esteja na frente das pesquisas; você foi um líder muito respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.
O presidente norte-americano ressaltou ainda que compartilha o compromisso de Bolsonaro de ouvir a voz do povo.
“Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei minha desaprovação publicamente e também pela nossa política tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de postura, pare de perseguir opositores políticos e termine com este regime de censura. Estarei acompanhando de perto”, concluiu Donald Trump.
Esta carta destaca a atual tensão política envolvendo Bolsonaro e críticas sobre restrições à liberdade de expressão.