O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou a decisão de cancelar a proteção do Serviço Secreto que havia sido concedida à ex-vice-presidente democrata Kamala Harris, sua rival na última eleição presidencial. Essa determinação foi oficializada por meio de um memorando enviado na quinta-feira (28/8) ao secretário de Segurança Interna.
Conforme detalhado no documento obtido pela CNN Internacional, Trump autorizou a suspensão das medidas adicionais de segurança.
“Você está autorizado a interromper quaisquer procedimentos de segurança previamente autorizados pelo memorando executivo, exceto aqueles exigidos por lei, para a seguinte pessoa, a partir de 1º de setembro de 2025: ex-vice-presidente Kamala D. Harris”, afirma o trecho do texto.
Kamala Harris, que disputou contra Trump na última eleição, tinha direito legal a seis meses de proteção após deixar o cargo, período que terminou em 21 de julho. Entretanto, antes de deixar a presidência, o então presidente Joe Biden prorrogou a proteção por mais um ano. Essa prorrogação foi agora revogada pelo republicano.
Segundo a legislação, ex-presidentes dos Estados Unidos recebem proteção vitalícia do Serviço Secreto. Já os ex-vice-presidentes não contam com essa garantia automática e estão sujeitos a decisões específicas, como a tomada por Biden e recentemente anulada por Trump.