O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que terá uma conversa com o líder chinês Xi Jinping nesta sexta-feira (19/9) com o objetivo de finalizar o acordo para a venda da rede social TikTok a um grupo empresarial dos EUA.
A ligação está marcada para as 9h, horário de Washington, ou 21h em Pequim, conforme informado pela agência Bloomberg.
Em entrevista coletiva na quinta-feira (18/09) com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, Trump declarou: “Vou falar com o presidente Xi para ver se conseguimos concluir algo sobre o TikTok, pois ele tem um valor enorme. Eu reluto em revelar o valor, mas gosto do TikTok”.
Trump reconheceu a importância do aplicativo de vídeo na sua campanha eleitoral anterior. “Ele ajudou a me eleger. Conseguimos alcançar os jovens de uma maneira que nenhum republicano jamais imaginou”, ressaltou.
Segundo a rede ABC, os dois presidentes podem marcar uma reunião presencial para encerrar a guerra comercial. Esta será a segunda conversa entre Trump e Xi Jinping desde que ele retornou à Casa Branca e impôs tarifas elevadas à China.
Trump mostrou-se disposto a negociar acordos comerciais com Pequim, especialmente relacionados ao TikTok, incluindo também o acesso da fabricante de chips Nvidia.
“Estamos muito próximos de fechar esses acordos. Meu relacionamento com a China é muito bom”, afirmou.
O órgão regulador da internet da China proibiu as maiores empresas tecnológicas do país de adquirirem chips de inteligência artificial da Nvidia, numa tentativa de reforçar a indústria nacional e competir com os EUA.