20.5 C
Brasília
sexta-feira, 30/01/2026

Trump e Milei vão discutir apoio financeiro bilionário à Argentina

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
83 %
0.5kmh
0 %
sex
26 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
24 °
ter
21 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o presidente argentino, Javier Milei, na Casa Branca em 14 de outubro. A reunião acontece na mesma semana em que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) se encontrarão em Washington.

O encontro tem como foco um apoio financeiro de US$ 20 bilhões para a Argentina, através de uma “linha de swap” — um acordo entre bancos centrais para trocar moedas, fornecendo liquidez em dólares e ajudando a estabilizar o câmbio — anunciado pelo secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Esse mecanismo permitirá que o banco central argentino obtenha dólares temporariamente, fortalecendo suas reservas e oferecendo maior estabilidade econômica local sem precisar de empréstimos tradicionais.

Esta iniciativa tem sido criticada por republicanos nos EUA, especialmente porque a Argentina exporta grandes quantidades de soja para a China, que é a principal rival comercial dos EUA.

No mercado, a expectativa pelo apoio americano causou oscilações nos títulos argentinos em dólar e na cotação do peso. Após uma leve alta inicial, os valores recuaram, refletindo a ausência de detalhes sobre os termos do swap.

Cooperação Militar

Além do aspecto financeiro, a cooperação militar também será discutida. Um decreto presidencial recente autorizou a entrada de tropas norte-americanas na Argentina para realizar dois exercícios conjuntos.

O primeiro exercício, chamado “Solidariedade”, ocorrerá de 6 a 10 de outubro em Puerto Varas, no Chile, com foco em assistência a desastres naturais. O segundo, “Trident”, acontecerá de 20 de outubro a 15 de novembro, em bases navais argentinas, incluindo treinamentos combinados em combate e ajuda humanitária.

A decisão gerou debate, pois a Constituição argentina exige aprovação do Congresso para a entrada de tropas estrangeiras. O decreto destaca que um projeto de lei foi enviado à Câmara dos Deputados, mas ainda não foi votado.

O apoio dos EUA à Argentina está inserido em um contexto mais amplo de política regional, que inclui a pressão norte-americana sobre a Venezuela, governada por Nicolás Maduro, que os EUA qualificam como líder de uma organização terrorista.

Argentina, Equador e Paraguai recentemente alinharem suas posições com Washington nesse tema.

Veja Também