O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, chegaram nesta sexta-feira (11/7) a Kerrville, localizada no centro do Texas, área mais atingida pelas enchentes que resultaram em cerca de 120 mortes e deixaram ao menos 160 pessoas desaparecidas.
Após desembarcar do helicóptero presidencial, Marine One, Trump cumprimentou com um aperto de mãos o governador do Texas, Greg Abbott, marcando o início oficial da visita em meio à tragédia.
Junto à esposa, o presidente seguiu em uma carreata para encontrar com familiares das vítimas e equipes de socorro.
De acordo com informações da Casa Branca, o casal permanecerá por algumas horas no estado para demonstrar solidariedade e supervisionar as ações das autoridades locais.
Este gesto público de apoio a Abbott, aliado político de Trump, difere da postura do presidente em desastres ocorridos em estados governados por democratas, como a Califórnia, onde chegou a culpar as autoridades locais pelos incêndios florestais.
O condado de Kerr, onde o presidente aterrissou, é conhecido pela ocorrência frequente de enchentes rápidas.
Em 4 de julho, mais de 30 centímetros de chuva caíram em menos de uma hora, fazendo o rio Guadalupe transbordar em mais de 10 metros e devastar comunidades próximas. Entre as vítimas fatais, estão pelo menos 27 crianças que participavam de um acampamento cristão.
Apesar das críticas à resposta federal e da demora na visita — que ocorreu uma semana após o desastre — Trump elogiou publicamente a liderança de Abbott. A Casa Branca rejeitou acusações de favoritismo, afirmando que o presidente está coordenando uma resposta “histórica” à catástrofe.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, “O presidente Trump liderou esforços históricos de recuperação em desastres na Califórnia e Carolina do Norte, e está realizando o mesmo no Texas”.
O presidente norte-americano e Melania também planejam encontros com os socorristas em Kerrville para avaliar diretamente a situação e discutir as melhores formas de apoiar as operações de resgate.