O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que pretende manter um diálogo com o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, em meio à crise que afeta o Caribe. A informação foi anunciada pelo republicano na última sexta-feira (21/11) durante entrevista à Fox News.
“Vou falar com ele em um futuro próximo”, declarou Trump.
De acordo com o presidente americano, a conversa abordará um assunto específico, que ele preferiu não detalhar. “Não posso revelar qual é, mas tenho algo muito importante a tratar”, disse Trump.
Esse anúncio ocorre em um momento de aumento da presença militar dos EUA na América Latina e no Caribe, com o envio de navios de guerra, caças F-35 e o porta-aviões USS Gerald R. Ford para a região.
As Forças Armadas dos EUA destacaram seus esforços para combater o tráfico internacional no Caribe, conforme divulga o Pentágono.
No entanto, a comunidade internacional observa com cautela as ações americanas na região. Um dos principais alvos dos EUA é o cartel de Los Soles, liderado, segundo acusações, pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Recentemente, Washington anunciou planos para classificar o grupo como uma organização terrorista internacional, o que abriria espaço para possíveis operações militares sob o pretexto de combater o terrorismo.
Mesmo com essas tensões, Trump e Maduro demonstraram interesse em dialogar para buscar soluções à crise na América Latina e no Caribe.
