Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou que a libertação de presos políticos pelo governo interino da Venezuela representa um sinal importante de paz. A afirmativa foi feita nas redes sociais do presidente americano.
Trump destacou a colaboração entre os Estados Unidos e a Venezuela, principalmente no que diz respeito à reconstrução da infraestrutura de petróleo e gás do país, com melhorias significativas.
De acordo com Trump, a cooperação com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, motivou o cancelamento da segunda onda de ataques que haviam sido planejados contra a Venezuela.
“Devido a essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que parece não ser necessária. Contudo, todos os navios permanecerão em seus postos por motivos de segurança”, afirmou o presidente.
O governo interino da Venezuela anunciou a libertação de presos políticos, sendo esta uma iniciativa para promover a paz e a convivência pacífica no país, segundo o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez. Ele ressaltou que a medida inclui prisioneiros venezuelanos e estrangeiros e é um gesto unilateral do governo bolivariano.
Jorge Rodríguez, irmão da presidente interina, afirmou que a decisão não resulta de negociações com outros países, mas reconheceu a contribuição de mediadores internacionais como o ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o governo do Catar.
