15.5 C
Brasília
quarta-feira, 06/05/2026

Trump diz que guerra vai acabar se Irã cumprir acordo

Brasília
chuva fraca
15.5 ° C
15.5 °
13.9 °
94 %
3.1kmh
0 %
qua
27 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
28 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (6/5) nas redes sociais que a guerra no Irã terminará se o país persa obedecer o que foi combinado no acordo. Porém, ele avisou que, caso o Irã não aceite, os ataques aéreos serão intensificados.

“Se o Irã concordar em cumprir o que foi combinado, a chamada Operação Epic Fury chegará ao fim e o bloqueio eficaz permitirá que o Estreito de Ormuz fique aberto para todos, inclusive para o Irã. Se não concordarem, os bombardeios começarão e terão uma intensidade muito maior do que antes”, escreveu Trump.

Fontes da Casa Branca informaram que EUA e Irã estão perto de finalizar um acordo com 14 pontos para encerrar o conflito.

O documento inclui uma pausa no programa nuclear do Irã e concessões dos EUA, como a liberação de ativos iranianos congelados e a suspensão de sanções econômicas. Além disso, ambos os países se comprometeriam a abrir o Estreito de Ormuz para navegação segura.

O jornal americano Axios divulgou que os EUA esperam a resposta do Irã em até 48 horas.

Veja Também