O presidente Donald Trump declarou, na madrugada de quinta-feira (31/7), em sua plataforma Truth Social, que a decisão do Canadá de reconhecer o Estado da Palestina dificultará as negociações comerciais entre os países. Trump anunciou a intenção de aplicar uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses a partir de 1º de agosto.
“Uau! O Canadá acaba de manifestar apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina. Isso vai complicar muito para fechar um pacto comercial conosco. Oh, Canadá!!!”, escreveu em sua rede social.
A formalização dessa decisão está programada para setembro, durante a próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme divulgado na quarta-feira (30/7) pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
De acordo com Carney, o país tomou essa iniciativa após a Autoridade Palestina (AP), que administra a Cisjordânia, comprometer-se a implementar reformas na Faixa de Gaza.
Essa medida ocorre em meio a críticas intensas ao governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que tem sido responsabilizado pelo aumento da violência e da crise alimentar no território palestino.