15.9 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Trump divulga agenda sem encontro com Lula, mas reunião ainda é possível

Brasília
nuvens quebradas
15.9 ° C
15.9 °
15 °
79 %
3.6kmh
64 %
sex
28 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
26 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sua programação na Malásia nesta sexta-feira (24/10), sem previsão oficial de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, nos bastidores, a equipe brasileira mantém a expectativa de que uma conversa entre os dois possa acontecer no domingo (26/10).

Há um intervalo de tempo livre na agenda de Trump para o domingo, e espera-se que Lula também tenha disponibilidade. Até o momento, Lula só divulgou a programação desta sexta-feira, com chegada prevista em Kuala Lumpur ao final do dia.

Para o domingo, Trump tem compromisso às 15h30 para a assinatura de acordos com os primeiros-ministros do Camboja e da Tailândia. Em seguida, está previsto apenas um jantar com os líderes da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Espera-se que o encontro com Lula ocorra antes deste jantar oficial.

A expectativa é que a conversa entre Lula e Trump impulsione negociações sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A Casa Branca justificou a retaliação comercial alegando perseguição do Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado do republicano e condenado por tentativa de golpe de Estado.

Visita de Lula à Ásia

O foco principal da visita do presidente Lula à Ásia está neste possível encontro com Trump. Contudo, a missão brasileira é ampla, com uma agenda que inclui potenciais acordos em áreas como tecnologia, mineração, pecuária, aviação e meio ambiente, os quais podem transformar o cenário comercial do Brasil na região.

Estão sendo estruturados acordos de cooperação na Indonésia e espera-se que outros sejam firmados em Kuala Lumpur, capital da Malásia, que sedia a 47ª Cúpula da ASEAN.

Veja Também