25.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Trump Devolve Navio Petroleiro Para Venezuela, Afirma Agência

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
27.3 °
25.5 °
65 %
4.1kmh
40 %
qui
29 °
sex
26 °
sáb
24 °
dom
25 °
seg
24 °

Em Brasília

O governo dos Estados Unidos está retornando um navio petroleiro à Venezuela que havia sido apreendido pela guarda costeira americana. Este é o primeiro navio devolvido por Washington ao governo de Caracas, conforme informado pela agência de notícias Reuters, que confirmou a informação com duas fontes do governo dos EUA.

De acordo com a Reuters, o navio M/T Sophia, que voava a bandeira do Panamá, foi capturado em 7 de janeiro enquanto transportava petróleo. O navio é um cargueiro de grande porte, com capacidade para até 2 milhões de barris de petróleo.

Na ocasião da apreensão, o governo de Donald Trump declarou que o navio pertencia a uma frota clandestina e impôs sanções ao cargueiro. As razões para a devolução do navio não foram esclarecidas pelas fontes consultadas pela Reuters.

Também não se sabe se o navio está sendo devolvido com o petróleo a bordo no momento da interceptação. O petróleo venezuelano tem sido alvo de sanções da administração Trump, e desde o ano anterior sete navios carregados com petróleo venezuelano foram confiscados pelos Estados Unidos.

Desde que reassumiu o cargo para um segundo mandato, Donald Trump intensificou os esforços para a América Latina, estabelecendo uma força-tarefa focada na Venezuela. No início de 2026, conduzida por ele, uma operação resultou na queda do regime de Nicolás Maduro.

A ação militar levou à prisão do líder venezuelano e de sua esposa, que foram levados para os EUA para serem julgados. Desde então, a administração de Trump anunciou um plano para assumir o controle da produção petrolífera venezuelana, com a finalidade de reconstruir essa indústria em Caracas.

Veja Também