26.5 C
Brasília
terça-feira, 14/10/2025

Trump destaca boa conversa com Lula em reunião com Milei

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
23.9 °
49 %
3.1kmh
75 %
qua
30 °
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
27 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre o recente diálogo com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante um encontro com o líder argentino, Javier Milei, na terça-feira (14/10), na Casa Branca, Trump afirmou que teve uma “boa conversa” com Lula.

“E o Brasil… Sim, tive uma boa conversa com o presidente. Eu encontrei ele antes do meu discurso na ONU, e percebi que tinham desligado meu teleprompter”, comentou Trump.

Trump e Lula se encontraram na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no final de setembro. Após a rápida conversa, o republicano elogiou o petista durante seu discurso na ONU.

“Eu estava presente e, ao chegar, encontrei o líder do Brasil. Conversamos, nos abraçamos, e as pessoas ficaram surpresas. Combinamos de nos encontrar na semana seguinte. Não tivemos muito tempo para falar, foram cerca de 20 segundos, mas conversamos”, relatou Donald Trump.

Na semana passada, houve uma ligação entre Trump e Lula, na qual os presidentes discutiram temas como relações bilaterais e a tarifa elevada anunciada por Washington sobre produtos do Brasil.

Depois da ligação, Trump fez um gesto positivo para o petista, chamando-o de um “bom homem”.

“Tive uma boa conversa com o presidente do Brasil. Ele é um homem honesto”, declarou o líder dos EUA ao ser questionado sobre o telefonema com Lula.

Boa sintonia

De acordo com o Itamaraty, a chamada entre Lula e Trump durou cerca de 30 minutos, durante os quais os líderes recordaram a boa sintonia que tiveram na 80ª Assembleia Geral da ONU.

Durante o diálogo, Lula pediu que Trump reverta as sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras e também discutiu a tarifa americana sobre as exportações do Brasil.

Ao término da conversa, Trump indicou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para liderar as negociações relacionadas às tarifas daqui para frente.

Veja Também