O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (25/8) a demissão de Lisa D. Cook, diretora do Federal Reserve (FED), o banco central americano. A dispensa foi comunicada por Trump em sua rede social, Truth Social.
No comunicado, o presidente alegou que Lisa pode ter fornecido informações falsas em contratos de hipoteca. “Você pode ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”, escreveu Trump. Ele destacou ainda que a população precisa confiar na integridade dos membros responsáveis pela política e supervisão do FED.
Lisa Cook tinha mandato até 2038 e foi a primeira mulher negra no conselho do banco central dos EUA, indicada pelo presidente Joe Biden em 2022.
Donald Trump tem pressionado o FED para reduzir a taxa de juros, acreditando que isso estimularia o crédito e o crescimento econômico. Atualmente, a taxa anual é de 4,25% a 4,5%, a qual ajuda a controlar a inflação vigente.
Na sexta-feira passada (22/8), o presidente do FED, Jerome Powell, trouxe otimismo aos mercados globais ao sugerir que uma redução na taxa básica de juros dos EUA poderia ocorrer em breve.