O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28/12) que a Organização das Nações Unidas (ONU) não está contribuindo para resolver o conflito na Ucrânia. O comentário foi feito poucas horas antes do encontro do líder americano com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, na Flórida.
“Com todas as guerras e conflitos que consegui resolver e interromper nos últimos onze meses, oito deles, talvez os Estados Unidos tenham se tornado a verdadeira nação unida, pois a ONU ofereceu muito pouca ajuda em qualquer um desses casos, incluindo o grave conflito atual entre a Rússia e a Ucrânia”, declarou Trump em sua rede social Truth Social.
Situação na ONU
A ONU enfrenta atualmente uma crise financeira causada pela inadimplência de vários países, incluindo os Estados Unidos, que são o maior financiador e também o maior devedor, devendo mais de 3 bilhões de dólares. Devido a isso, demissões em larga escala estão ocorrendo e vários programas de ajuda humanitária estão sendo cortados.
No âmbito da sede da ONU, medidas de contenção de gastos estão sendo implementadas, como o aumento dos preços dos refeitórios e o fechamento completo de alguns deles.
Reunião com Zelensky
Esta será a quarta vez que Zelenskyy se reúne com Trump em busca de garantias para a segurança de Kiev. O último encontro, em fevereiro, foi marcado por uma discussão acalorada no Salão Oval.
Trump e JD Vance chegaram a elevar o tom contra o presidente ucraniano, acusando-o de dificultar a busca por um acordo de paz com a Rússia. Trump disse que Zelenskyy “não tinha os meios para agir” e o acusou de correr riscos excessivos que poderiam levar a um conflito global mais grave.

