23.5 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Trump considera opções firmes contra o Irã

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
25.4 °
23.5 °
65 %
4.6kmh
75 %
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
29 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (11/1) que as Forças Armadas norte-americanas estão avaliando “opções muito firmes” diante dos acontecimentos no Irã. Segundo ele, uma decisão será tomada em breve após receber atualizações constantes sobre a situação.

O país persa enfrenta a maior onda de manifestações dos últimos dez anos, com um saldo de 538 mortos, conforme relatório recente. Desses, 490 eram manifestantes e 48 policiais, além de mais de 10 mil detidos, de acordo com a ONG Human Rights Activists News Agency (HRANA).

Trump declarou: “Estamos analisando algumas opções muito interessantes… Estou recebendo informações a cada hora e tomaremos uma decisão muito em breve”.

Desde 28 de dezembro de 2025, os iranianos têm protestado intensamente contra a crise econômica e o governo teocrático liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. As manifestações se estendem por pelo menos 15 dias e também têm apoio da diáspora iraniana em outros países.

No sábado (10/1), o presidente americano indicou que os Estados Unidos estão prontos para auxiliar o povo iraniano em sua busca por liberdade, afirmando que “o Irã enxerga a liberdade talvez como nunca antes”.

A postura de Donald Trump inclui a ameaça de intervenção caso civis sejam mortos durante os protestos, demonstrando uma possível intensificação da posição dos EUA em relação ao Irã.

Veja Também