Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou nesta sexta-feira (9/1) que a libertação de presos políticos pelo governo interino da Venezuela representa um gesto de paz. A afirmação foi feita em suas redes sociais.
Trump destacou a cooperação entre os EUA e a Venezuela, principalmente no que diz respeito à reconstrução da infraestrutura petrolífera e de gás do país, planejada para ser mais ampla, moderna e eficiente. Essa colaboração levou o presidente americano a cancelar uma segunda rodada de ataques que estavam previstos contra a Venezuela.
“Devido a essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente previstos, que parecem não ser necessários. Entretanto, todos os navios permanecerão em suas posições por motivos de segurança”, disse Trump.
O presidente também anunciou investimentos superiores a 100 bilhões de dólares por grandes companhias petrolíferas, e afirmou que se reunirá com essas empresas em breve na Casa Branca.
Libertação de presos políticos
O governo interino da Venezuela confirmou a libertação de prisioneiros políticos, uma medida anunciada pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez. Ele explicou que a ação tem como objetivo promover a paz no país.
Segundo Jorge Rodríguez, serão libertados presos venezuelanos e estrangeiros. Ele define a decisão como um ato unilateral do governo bolivariano para contribuir para a convivência pacífica no território nacional.
O parlamentar destacou que a medida não resultou de negociações diretas com outros governos, mas agradeceu o papel de mediadores internacionais como o ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o governo do Catar.
