O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, utilizou a rede social Truth Social na terça-feira (29/7) para informar que o Havaí, Alasca e a costa oeste americana estão sob alerta de tsunami. A medida ocorre após um terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia, conforme dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS).
Trump enfatizou a importância de os cidadãos americanos permanecerem calmos e protegidos: “Um grande terremoto atingiu o Oceano Pacífico, acionando o alerta de tsunami para moradores do Havaí, Alasca e costa do Pacífico dos EUA. O Japão também está na rota do alerta. Acesse o site oficial para atualizações. Mantenham-se seguros e firmes”, declarou o presidente americano.
Além desses locais, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) emitiu avisos para o risco de tsunamis no Japão, México, Chile, Equador, Filipinas e Indonésia.
As regiões com maior perigo são o Japão, Alasca, Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos. Outras áreas, como México, Chile, Equador, Filipinas e Indonésia, apresentam um risco moderado.
Nos Estados Unidos, os órgãos responsáveis pela defesa civil alertam a população sobre as medidas preventivas necessárias diante do alerta de tsunami. Conforme comunicado do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS): ações imediatas são cruciais para garantir a segurança das pessoas e a proteção dos bens.