25.5 C
Brasília
domingo, 19/10/2025

Trump chama presidente da Colômbia de líder do tráfico de drogas

Brasília
chuva fraca
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
57 %
3.1kmh
75 %
seg
24 °
ter
21 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
21 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (19/10), através de uma postagem no Truth Social, o encerramento da assistência financeira à Colômbia e classificou o líder colombiano, Gustavo Petro, como “líder do tráfico ilegal de drogas”.

A declaração surgiu após Petro acusar os EUA de realizarem um “assassinato” em um ataque militar a uma embarcação em águas colombianas no mês de setembro.

Trump afirmou: “O presidente colombiano Gustavo Petro é um líder do tráfico de drogas, promovendo intensamente a produção em massa em grandes e pequenos terrenos por todo o país. O tráfico se tornou o maior negócio na Colômbia, e Petro não toma nenhuma atitude para detê-lo, mesmo com os pagamentos e subsídios significativos dos EUA, que representam um roubo prolongado à América”.

Além disso, o mandatário norte-americano anunciou que “pagamentos e outros tipos de subsídios deixarão de ser concedidos à Colômbia”.

Trump também lançou uma advertência a Petro, afirmando que o presidente colombiano deve “encerrar imediatamente os campos de extermínio, ou os Estados Unidos o farão, e isso não será feito amigavelmente”.

Ação militar perto da Venezuela

No mesmo domingo, o secretário de Defesa do governo Trump, Pete Hegseth, informou que os Estados Unidos atacaram outra embarcação próxima à costa da Venezuela. Segundo o secretário, três pessoas perderam a vida no bombardeio.

Hegseth declarou em sua rede social X que o barco estava vinculado ao Exército de Libertação Nacional (ELN), um grupo colombiano designado como terrorista pelos EUA. Ele relatou ainda que “os três narcoterroristas a bordo foram mortos e nenhuma força americana foi ferida”.

O secretário comparou esses grupos a Al-Qaeda no Hemisfério Ocidental, alegando que empregam violência e terrorismo para impor sua influência, ameaçar a segurança nacional americana e prejudicar sua população. Ele ressaltou que os militares dos EUA tratarão essas organizações como terroristas que devem ser caçados e eliminados, assim como aconteceu com a Al-Qaeda.

Combate ao narcoterrorismo

O governo dos EUA acusa o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar um alegado cartel de drogas conhecido como Cartel de los Soles. Já Caracas considera essas acusações como uma tentativa de Washington para fomentar uma mudança de governo no país.

Segundo as autoridades americanas, os supostos traficantes são tratados como combatentes ilegais, o que justifica a utilização de força militar contra eles.

Desde agosto, os Estados Unidos deslocaram navios de guerra e um submarino, além de mais de 4 mil fuzileiros navais, para áreas próximas à costa da Venezuela. Essa movimentação ocorre após uma autorização do presidente Trump para que o Pentágono execute operações contra o narcotráfico fora do território dos EUA.

Veja Também