O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou fortemente nesta quinta-feira (20/11) em sua rede Truth Social um vídeo divulgado por veteranos democratas do Congresso.
No vídeo, os parlamentares fazem um apelo às Forças Armadas e aos agentes de inteligência para que rejeitem ordens ilegais, embora não especifiquem quais seriam essas ordens.
“Queremos falar diretamente com membros das Forças Armadas e da comunidade de inteligência. O povo americano precisa que vocês protejam nossas leis e a Constituição. Não abandonem o país”, afirma a legenda do vídeo na rede social X.
O grupo inclui os senadores Elissa Slotkin e Mark Kelly, bem como os deputados Jason Crow, Maggie Goodlander, Chris DeLuzio e Chrissy Houlahan. Eles declararam que as ameaças à Constituição vêm de dentro do próprio país, repetindo a orientação para recusar ordens ilegais.
O presidente classificou a mensagem como extremamente ruim e perigosa para a nação. Ele considerou as declarações como um ato sedicioso e afirmou que tais comportamentos são inaceitáveis e podem ser punidos com a pena máxima, segundo um comentário compartilhado da revista conservadora Washington Examiner.
