26.5 C
Brasília
terça-feira, 19/08/2025

Trump celebra encontro com Zelensky e líderes europeus para discutir guerra

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
25 %
4.6kmh
0 %
ter
27 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

Horas antes do encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que pode definir os próximos passos na guerra contra a Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou otimismo ao comemorar a presença de diversos líderes europeus na cúpula realizada nesta segunda-feira (18/8), em Washington (EUA).

“Um dia importante na Casa Branca. Pela primeira vez tivemos tantos líderes europeus reunidos aqui simultaneamente. Uma grande honra para os Estados Unidos!!! Vamos aguardar os resultados???”, publicou Trump em sua rede social Truth Social.

Apesar do clima positivo que Trump busca transmitir, alcançar um acordo de paz será um desafio para Zelensky. Ele enfrenta pressão do governo norte-americano, que neste domingo (17/8) atribuiu a responsabilidade pelo término do conflito entre Rússia e Ucrânia ao líder ucraniano.

Donald Trump afirmou que o fim das hostilidades “poderia acontecer imediatamente” caso Zelensky desejasse. “O presidente da Ucrânia tem o poder de encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se assim escolher, ou pode optar por continuar o combate”, declarou Trump.

Essa dependência do posicionamento de Zelensky implica desistir da adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e abrir mão de territórios para a Rússia, demandas estabelecidas por Putin para o encerramento das batalhas.

Zelensky será acompanhado por uma delegação de líderes europeus no encontro com Trump. Até o momento, ao menos sete chefes de governo confirmaram presença na cúpula:

  • Mark Rutte – Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
  • Giorgia Meloni – Primeira-ministra da Itália;
  • Emmanuel Macron – Presidente da França;
  • Friedrich Merz – Chanceler da Alemanha;
  • Keir Starmer – Primeiro-ministro do Reino Unido;
  • Ursula von der Leyen – Presidente da União Europeia (UE);
  • Alexander Stubb – Presidente da Finlândia.

Mais cedo, Zelensky informou estar em Washington para a cúpula com Trump e os demais líderes europeus. Em sua conta na rede social X, afirmou que a Rússia precisa terminar a guerra e expressou a expectativa de que seus “amigos europeus” pressionem o país a buscar uma paz verdadeira.

O encontro ocorre após Trump receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sexta-feira (15/8), em Anchorage, no Alasca. Ambos saíram da reunião mencionando a importância do diálogo, porém sem estabelecer detalhes concretos a respeito de um possível cessar-fogo na Ucrânia.

Veja Também