21.5 C
Brasília
terça-feira, 20/01/2026

Trump aumenta tensão com a União Europeia e revela diálogo com Macron sobre Groenlândia

Brasília
chuva moderada
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
78 %
4.1kmh
75 %
ter
21 °
qua
21 °
qui
20 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem aumentado a tensão com líderes da União Europeia ao tentar avançar em seus planos para anexar a Groenlândia. Recentemente, ele expôs uma conversa privada com o presidente da França, Emmanuel Macron, em sua rede social, Truth Social.

Na mensagem, Macron se referiu a Trump como amigo, mas expressou confusão sobre as intenções do presidente americano em relação à Groenlândia, território autônomo pertencente ao reino da Dinamarca, que Trump deseja anexar aos EUA.

Apesar do impasse, Macron teria mostrado apoio a Trump em assuntos relacionados à Síria e ao Irã, além de ter convidado o presidente dos EUA para um jantar em Paris antes do retorno deste à América.

Ameaças comerciais

Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, Trump ameaçou impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses, gerando reações negativas, incluindo a da ministra francesa da Agricultura, Annie Genevard, que classificou a ameaça como inaceitável.

Essa medida é vista como retaliação caso Macron recuse o convite para integrar o novo “Conselho da Paz” proposto por Trump, que visa competir com as Nações Unidas na resolução de conflitos globais.

Mais conversas reveladas

Além da troca de mensagens com Macron, Trump também divulgou uma conversa com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, que afirmou estar empenhado em encontrar uma solução para a questão da Groenlândia.

Veja Também