23.5 C
Brasília
sábado, 25/10/2025

Trump aumenta tarifa em 10% sobre produtos canadenses

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
20.9 °
55 %
2.6kmh
75 %
dom
30 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
26 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sábado (25/10) uma elevação de 10% nas tarifas aplicadas sobre os produtos importados do Canadá. A informação foi divulgada pela ABC News.

Em sua rede social, a Truth Social, Trump declarou: “Devido à séria distorção dos fatos e ao ato hostil, estou aplicando uma tarifa adicional de 10% ao Canadá em relação ao que já estão pagando atualmente”.

O motivo apresentado para tal decisão foi um comercial que critica as tarifas impostas pelos EUA ao Canadá desde abril deste ano, contendo um discurso do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan. Esse comercial foi exibido durante a World Series, uma série anual de campeonatos de beisebol que envolvem times norte-americanos e canadenses.

Autoridades da província canadense de Ontário, localizada ao sul do país, anunciaram que o comercial será retirado do ar na próxima semana, mas isso não convenceu o presidente Trump.

Contexto sobre as tarifas

O aumento das tarifas começou em abril deste ano, quando o presidente Trump divulgou uma tabela com tarifas aplicadas a vários países parceiros comerciais, incluindo o Brasil. Atualmente, o país sul-americano enfrenta uma tarifa geral de 50% sobre seus produtos nos Estados Unidos.

Autoridades brasileiras estão buscando estabelecer um canal de diálogo para tratar desse tema entre Donald Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Existe a expectativa de que os dois líderes possam conversar durante um encontro na Malásia, onde acontece a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A conversa está prevista para a tarde do domingo no horário local, que corresponde à madrugada no Brasil.

Veja Também