Donald Trump intensificou sua posição contra Nicolás Maduro ao anunciar que o espaço aéreo da Venezuela está completamente bloqueado. A declaração, feita pelo presidente dos Estados Unidos neste sábado (29/11), sugere a possibilidade de operações aéreas norte-americanas na região.
Em uma mensagem na rede social Truth, Trump direcionou o aviso a companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e de pessoas, solicitando que evitem o espaço aéreo venezuelano e suas imediações.
Embora não tenha fornecido detalhes adicionais, o pronunciamento coincide com movimentações militares dos EUA na América Latina e no Caribe, assim como com ameaças feitas contra Maduro.
Na quinta-feira (27/11), Trump mencionou a possibilidade de futuras operações terrestres na Venezuela como parte do combate ao tráfico de drogas na região.
Apesar das contestações internacionais, Maduro e membros do alto escalão do governo venezuelano têm sido alvos centrais das constantes ameaças de Washington.
Em julho deste ano, o governo americano classificou Maduro como líder do cartel de Los Soles, designado recentemente como organização terrorista internacional pelos EUA. Essa mudança permitiu maior liberdade para ações militares norte-americanas em outros países, justificadas pelo enfrentamento ao narcoterrorismo.
Esta matéria está em atualização.

