29.5 C
Brasília
terça-feira, 28/10/2025

Trump apoia operações dos EUA no Caribe: “Submarinos não pescam”

Brasília
nuvens quebradas
29.5 ° C
29.8 °
29.5 °
36 %
4.6kmh
75 %
ter
29 °
qua
34 °
qui
35 °
sex
29 °
sáb
25 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta terça-feira (28/10) as ações militares americanas contra embarcações no mar da América do Sul, ressaltando que as pessoas abatidas nas operações “não estavam pescando”, enfatizando que “submarinos não pescam”. O governo dos Estados Unidos justifica essas intervenções navais como parte do combate ao tráfico de drogas nas rotas marítimas do Caribe e do Oceano Pacífico.

“Eles não estavam pescando. Alguns opositores radicais alegaram que eles apenas pescavam, mas submarinos não pescam, certo? Durante muitos anos, os cartéis de drogas prejudicaram a América, e agora estamos enfrentando esses cartéis de forma inédita,” afirmou Trump.

O presidente fez essa declaração diante de centenas de militares a bordo do porta-aviões USS George Washington, ancorado em uma base militar no Japão, onde desembarcou para uma reunião com a recém-eleita primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi.

Nas declarações, Trump afirmou que os mortos nos ataques no Caribe e no Oceano Pacífico eram traficantes. Segundo o governo, todas as embarcações atacadas estavam carregadas de drogas e eram tripuladas por membros de organizações criminosas.

No entanto, apesar das acusações, o governo norte-americano ainda não apresentou evidências conclusivas que comprovem a ligação dessas embarcações e pessoas com o narcotráfico. Durante o discurso, enquanto o Secretário de Defesa anunciava uma nova ofensiva no mar, que resultou na morte de 14 homens no Oceano Pacífico, Trump afirmou que os Estados Unidos vencerão essa guerra contra as drogas.

“Estamos travando uma batalha nunca vista antes e sairemos vitoriosos. Estamos eliminando um por um os envolvidos. O mais importante é que quase conseguimos parar completamente a entrada de drogas pelo mar, e agora focaremos em barrar as drogas que entram por terra, o que será uma tarefa simples,” declarou.

Veja Também