O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta quinta-feira (25/12) que os EUA efetuaram um ataque intenso e letal contra o grupo Estado Islâmico (Isis) na Nigéria. A informação foi divulgada pela rede social Truth Social, do republicano.
“Nesta noite, sob minhas ordens como Comandante-em-Chefe, os Estados Unidos realizaram um ataque intenso e letal contra os terroristas do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria, que têm atacado e assassinado brutalmente, principalmente cristãos inocentes, em níveis jamais vistos em muitos anos, até mesmo séculos!”, declarou Trump.
Durante o pronunciamento, Trump afirmou que os EUA já haviam alertado que os responsáveis por massacres contra cristãos sofreriam “consequências severas”.
“Sob minha liderança, nosso país não vai permitir que o terrorismo islâmico radical floresça. Que Deus proteja nossas Forças Armadas e desejo um feliz Natal a todos, inclusive aos terroristas mortos, que serão ainda mais numerosos se os ataques contra cristãos continuarem”, ameaçou o presidente.
Em outro episódio, os EUA realizaram uma ofensiva contra o Isis na Síria, na última sexta-feira (19/12). O chefe do Pentágono, Pete Hegseth, denominou a ação como Ataque Hawkeye.
“Isto não marca o início de uma guerra, mas sim uma retaliação”, afirmou o secretário de Defesa dos EUA. “Os Estados Unidos da América, sob a direção do presidente Trump, jamais hesitarão ou recuarão na proteção do nosso povo”.
O ataque contra as tropas dos EUA na Síria ocorreu em 13 de dezembro na área de Palmira, mas a quantidade de vítimas fatais não foi revelada.

