26.5 C
Brasília
sexta-feira, 16/01/2026

Trump ameaça tarifar países que rejeitam anexar Groenlândia

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
47 %
3.6kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
21 °

Em Brasília

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou nesta sexta-feira (16/1) que pode aplicar tarifas a países que não apoiarem a anexação da Groenlândia. A declaração aconteceu durante um evento sobre saúde na Casa Branca.

Nos últimos dias, Trump aumentou a pressão sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para obter apoio à anexação da Groenlândia pelos EUA.

“Posso impor tarifas aos países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, afirmou o presidente americano.

Contexto da disputa pela Groenlândia

  • A Groenlândia é um território autônomo, mas pertence ao Reino da Dinamarca, que é responsável pela política externa e defesa do território.
  • Esta região é considerada estratégica pelos Estados Unidos devido à sua localização no Ártico. Existem bases militares americanas na área e Trump destacou que o território é “essencial para a defesa dos Estados Unidos”.
  • Como parte da Dinamarca, a Groenlândia é membro da OTAN, assim como os Estados Unidos.

A pressão para anexar a Groenlândia acontece enquanto representantes da ilha e da Dinamarca estiveram na Casa Branca para tratar do assunto. Na quarta-feira (14/1), Alemanha, Suécia e Noruega anunciaram o envio de tropas militares à Groenlândia, atendendo a um pedido da Dinamarca.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, reafirmou que a ilha não está à venda e que “não será governada pelos Estados Unidos”. Ele declarou que escolheu continuar sob o domínio da Dinamarca.

As ameaças do presidente americano causaram movimentações internas na OTAN. Autoridades do Reino Unido discutiram com aliados, como Alemanha e França, sobre uma possível missão de segurança na ilha.

Veja Também